A Public Investment Corporation (PIC) e a British International Investment (BII) assinaram um memorando de entendimento para reforçar a colaboração em oportunidades de investimento em toda a África.
Segundo um artigo publicado pela Moneyweb, nesta segunda-feira, 23 de Junho, nos termos do acordo entre a PIC, uma das maiores gestoras de activos de África, e a BII, a instituição financeira de desenvolvimento do Reino Unido, as duas organizações irão explorar conjuntamente investimentos alinhados com os seus mandatos de desenvolvimento.
A parceria visa apoiar sectores-chave, incluindo agricultura, serviços financeiros, infra-estruturas e iniciativas relacionadas com o clima.
Nos termos do acordo, as duas instituições comprometer-se-ão a analisar oportunidades de investimento em dívida, capital próprio e fundos e a disponibilizar capital para projectos de alto impacto em todo o continente.
De acordo com o CEO cessante da PIC, Abel Sithole, o memorando permitirá a utilização de modelos de financiamento mistos para desbloquear investimentos que facilitem o desenvolvimento de infra-estruturas, a industrialização e o comércio.
O alto comissário britânico na África do Sul, Antony Phillipson, saudou o acordo, considerando-o “um passo significativo no aprofundamento da parceria de crescimento entre o Reino Unido e a África do Sul”.
A BII investe em África há mais de 75 anos, com uma carteira de 5,6 mil milhões de dólares distribuída por 810 empresas no continente. O mandato de desenvolvimento da PIC inclui investimentos em entidades sul-africanas não cotadas e projectos mais amplos centrados em toda a região africana nas áreas da agricultura, mineração e indústria transformadora.