Wall Street encerrou a sessão desta segunda-feira (23) em alta, não se deixando afectar pelas tensões geopolíticas entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Irão.
Olhando para o desempenho dos principais índices norte-americanos, o S&P 500 fechou a negociação com uma valorização de 0,96% (6025,19 pontos), seguido do Nasdaq que subiu 0,94% para 19 630,97 pontos e do Dow Jones que valorizou 0,89% para 42 581,78 pontos.
Não é exagero considerar que o mercado reage de forma inesperada, dado o conflito no Médio Oriente.
Depois dos EUA terem lançado um “ataque surpresa” a três instalações nucleares iranianas, em Fordow, Natanz e Esfaha, a retaliação confirmou-se através de um ataque com mísseis contra bases militares norte-americanas no Qatar (Base Aérea Al Udeid), e no Iraque (Ain al-Asad).
No entanto, Trump afirmou nesta segunda-feira que o Irão notificou os EUA antes de disparar mísseis contra a sua base militar no Qatar, o que, segundo o Presidente, possibilitou que nenhuma vida se perdesse.
Igualmente sem penalizações negoceia o mercado petrolífero. Tanto o Brent (-8,24% para 69,26 dólares) como o crude WTI (-8,94% para 67,24 dólares) estão em forte queda.
Donald Trump pediu ao início da noite de segunda-feira, nas redes sociais, que os EUA e outros mercados produtores de petróleo aumentem a produção, perante a volatilidade dos preços.