A China testou um avançado sistema de levitação magnética com propulsão electromagnética num novo protótipo de um comboio de alta velocidade que atingiu os 650 km/h em apenas sete segundos num troço de mil metros, o que já supera o actual comboio mais rápido — o maglev japonês, que viaja a 603 km/h.
No entanto, a equipa de investigadores do Laboratório Donghu, na província de Hubei, assegura que a velocidade operativa típica do seu veículo será de 800 km/h.
De acordo com Li Weichao, director do Centro de Inovação Tecnológica de Propulsão Electromagnética Maglev de Alta Velocidade, o teste demonstrou que o sistema pode “atingir a velocidade mais alta do mundo”.
Ao contrário do que acontece noutros testes de velocidade similares com maglev, que se realizaram usando vias de entre 30 e 50 quilómetros, os investigadores chineses desenvolveram uma pista de testes de elevação magnética de alta velocidade de apenas um quilómetro para testar a aceleração do novo comboio.
O veículo consegue passar de zero a 650 km/h em apenas sete segundos graças ao seu sistema electromagnético avançado. Os ímanes instalados no veículo e na via fazem com que o efeito de repulsão entre pólos iguais elevem o comboio durante a aceleração. Sem contacto físico não há atrito e o sistema só tem de superar a resistência do ar para atingir a velocidade desejada.
Em vez de usar motores tradicionais, os comboios maglev utilizam um motor linear integrado na via guia. As correntes eléctricas, alternadas nas bobinas ao longo da via, criam um campo magnético móvel que empurra o comboio por trás e o puxa para a frente ao mesmo tempo.
O veículo foi capaz de acelerar até aos 650 km/h em apenas 7 segundos num troço de 1000 metros, o que já supera o actual comboio mais rápido — o maglev japonês, que viaja a 603 km/h
Os investigadores estimam que a construção da plataforma de testes dos novos modelos deste protótipo estará terminada no final deste ano.
Segundo o canal de notícias chinês CGNT, a plataforma não só será chave para a investigação de comboios de alta velocidade, como também ajudará no desenvolvimento de outras tecnologias de transporte avançadas.
A China continua a apostar em tornar-se líder mundial no campo dos comboios de levitação magnética, e esta não é a primeira vez que investigadores chineses batem o recorde de velocidade.
Em 2023, o país testou um maglev (quase) supersónico que atingiu uma velocidade de 600 km/h, batendo na altura o recorde de comboio mais rápido do mundo, e que prometia ultrapassar os 1000 km/h.
Embora o maglev experimental mais rápido do planeta seja o da série L0, no Japão — que atingiu uma velocidade máxima de 603 km/h na sua pista de testes —, a China tem os maglevs mais rápidos em funcionamento comercial.
O Shanghai Maglev Train (SMT) na China atingiu uma velocidade recorde em testes de 501 km/h e uma velocidade de cruzeiro comercial de 431 km/h. No entanto, a sua velocidade máxima operativa actual reduziu-se a 300 km/h devido a factores como o custo, a eficiência e a praticabilidade.
Fonte: Zap Aeiou