Os desembolsos de empréstimos externos ao País recuaram 2,9% em 2024, para 534,3 milhões de dólares (34,1 mil milhões de meticais), sendo mais de metade para o sector público, segundo dados do banco central, citados esta segunda-feira, 23 de Junho, pela Lusa.
De acordo com um relatório sobre a balança de pagamentos de 2024, do Banco de Moçambique, este valor contrasta com os 550 milhões de dólares (35,1 mil milhões de meticais) desembolsados em 2023, decréscimo “determinado, essencialmente, pela diminuição da contratação da dívida externa por parte de outros sectores na ordem de 7,5%”.
O documento explica que, ainda assim, “o sector público voltou a liderar nos desembolsos externos a Moçambique no ano passado, com 285,8 milhões de dólares (18,2 mil milhões de meticais), um aumento de 1,6% face a 2023, essencialmente para créditos a projectos e uma pequena parte, 2,3 milhões de dólares (146 milhões de meticais), para acordos de retrocessão”.
“Este crescimento foi determinado pelo incremento dos créditos multilaterais”, aponta o documento.
Já para o sector privado foram desembolsados 248,5 milhões de dólares (15,8 mil milhões de meticais), uma redução de 7,5% face a 2023, dos quais 51 milhões de dólares (3,2 mil milhões de meticais), menos 73,9% num ano, para o sector energético.
Os empréstimos para as empresas do ramo energético visavam apoiar a estratégia nacional de diversificação das fontes de produção de energia eléctrica, enquanto os do ramo financeiro foram direccionados para a promoção das actividades rurais.
O sector financeiro captou desembolsos de 106,4 milhões de dólares (6,7 mil milhões de meticais) e a indústria 74,1 milhões de dólares (4,7 mil milhões), entre outros, segundo os dados do banco central.