Os veículos eléctricos oferecem uma alternativa mais limpa e acessível aos carros movidos a combustível, uma opção cada vez mais vital para África, à medida que as populações urbanas crescem e os custos dos combustíveis aumentam.
No início de 2025, mais de uma dúzia de países africanos terão implementado políticas nacionais de veículos eléctricos (EV) com o objectivo de acelerar a transição para um transporte mais limpo.
Estas políticas incluem geralmente incentivos fiscais para a importação de veículos eléctricos, redução de tarifas sobre baterias e componentes, investimento em infra-estrutura de energia renovável e projectos-piloto liderados pelo Governo para integrar os EV nos sistemas de transporte público.
Alguns países estão também a introduzir regulamentações para eliminar gradualmente os veículos com motor de combustão interna, enquanto outros estão a oferecer subsídios aos fabricantes locais para incentivar a produção doméstica de veículos eléctricos.
Por exemplo, o Quénia lançou um projecto-piloto de autocarros eléctricos em Nairóbi, enquanto Etiópia e Benim estão a fazer uma transição agressiva da sua frota de motocicletas para veículos eléctricos.
Da mesma forma, África do Sul e Marrocos estão a posicionar-se como centros de fabrico de veículos eléctricos, não apenas para atender à procura local, mas também para exportar para a Europa e outros continentes.
No início de 2025, mais de uma dúzia de países africanos terão implementado políticas nacionais de veículos eléctricos (EV) com o objectivo de acelerar a transição para um transporte mais limpo
Em conjunto, estas medidas sinalizam um compromisso crescente com a mobilidade sustentável, apoiado por investidores privados que financiam estações de carregamento, redes de troca de baterias e montagem local de veículos.
Com base nos dados mais recentes da Agência Internacional de Energia, os dez principais países africanos que adoptam veículos eléctricos são: Gana, Marrocos, África do Sul, Tanzânia, Etiópia, Egipto, Quénia, Benim, Ruanda e Angola.
O Gana lidera a lista com cerca de 17 mil veículos eléctricos, impulsionado por isenções fiscais e pela forte aceitação destes meios de transporte de duas e três rodas.
Marrocos segue com cerca de 10 mil EV e mais de 400 estações de carregamento. O país é apoiado por um sector de exportação de veículos eléctricos robusto. A África do Sul, com cerca de 6000 veículos eléctricos, removeu os direitos de importação e instalou um número comparável de carregadores públicos.
Os cerca de 5000 veículos eléctricos da Tanzânia reflectem um aumento nas bicicletas eléctricas e tuk-tuks (veículos motorizados de três rodas), enquanto a Etiópia, com 5000 a 7000 veículos eléctricos, está a aproveitar os seus recursos hidroeléctricos e a oferecer incentivos fiscais para apoiar a mudança.
Fonte: Business Insider