A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, destacou a importância da parceria existente entre Europa e África, apontando o Corredor de Lobito como “melhor exemplo” de investimento em infra-estruturas, sublinhando os seus benefícios para o desenvolvimento da economia angolana.
Citada pela Lusa, a responsável avançou que “há um novo dinamismo na forma como África e Europa trabalham em conjunto, uma vez que os seus interesses estão mais alinhados do que nunca”. Neste sentido, considerou importante “impulsionar a produção de energia limpa em ambos os continentes, ligar os mercados digitais e construir corredores económicos modernos”.
“Precisamos de investimento. Vemos que outros países em todo o mundo estão a reduzir o seu financiamento. Pensamos que isso é errado. Atrair novos investimentos para África é do interesse de ambos”, sublinhou.
Ursula Von der Leyen alertou que o investimento “não se resume apenas em construir caminhos-de-ferro, pontes e barragens”, mas que significa também “investir na formação dos trabalhadores locais, porque isso cria capacidades e impulsiona a transferência de conhecimentos, resultando em repercussões positivas em todas as economias locais de África”.
Em Maio de 2023, a Comissão Europeia assinou um acordo de cooperação com os três países (Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo) para auxiliar o investimento e desenvolvimento do Corredor do Lobito, que conecta Kabwe, na Zâmbia, a Lobito, em Angola.
O Corredor do Lobito é o primeiro corredor económico estratégico lançado sob a égide da Parceria para as Infra-estruturas e Investimento Global do G7 (PGI). Prevê-se que a linha férrea a recuperar e prolongar crie benefícios económicos de aproximadamente 3 mil milhões de dólares e mais de 1250 postos de trabalho durante a sua construção e as operações.
O “Plano Mattei”, baptizado em homenagem ao fundador da petrolífera italiana Eni (Enrico Mattei), está estimado em 5,5 mil milhões de euros e tem como objectivo criar oportunidades em África, entre financiamentos, doações e garantias para empréstimos.