Durante o Inverno, a procura de bebidas que proporcionam aconchego e calor aumenta significativamente. De acordo com o Reserva85, o vinho que melhor combina com esta estação do ano é aquele que é mais encorpado e mais estruturado.
As temperaturas mais frias permitem-lhe consumir uma bebida mais intensa. Pode optar por vinhos com um teor alcoólico mais elevado, uma vez que o álcool ajuda a aquecer o corpo.
As uvas com maior teor de taninos e que produzem vinhos mais robustos são ideais para os dias de Inverno, como a Tannat, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Tempranillo, Syrah, Pinotage, Nero d’Avola e Malbec.
Ao contrário do que muitos imaginam, é possível fazer uma degustação confortável de vinhos brancos e espumantes mesmo no Inverno. Nesse caso, o melhor é optar por uvas brancas que produzem vinhos encorpados, como Chardonnay, Sémillon, Antão Vaz e Viognier.
Em geral, prefira rótulos envelhecidos em madeira, pois apresentam notas aromáticas quentes, como tosta e fumo, e vinhos com aromas de pimenta preta, compota e geleia. Nos brancos, frutas secas, amêndoas e pão.
Na categoria dos espumantes, o vinho que melhor combina com o Inverno é o elaborado pelo método tradicional. Neste processo, o espumante permanece em contacto com as leveduras, o que confere mais corpo e densidade à bebida, além de adicionar aromas quentes.
A temperatura de serviço do vinho nos dias frios precisa de ser um pouco mais fria, para não causar desconforto ao consumir a bebida. Os tintos devem ser servidos entre 15 ºC e 18 ºC, os brancos entre 12 ºC e 14 ºC e os espumantes entre 10 ºC e 12 ºC. Em regiões muito frias, o vinho pode ser deixado fora do frigorífico ou da adega e servido à temperatura ambiente.
Fonte: Reserva85