A sul da província de Maputo está localizado o Parque Nacional de Maputo (PNAM), um dos mais preciosos ecossistemas do País, com uma área de 1728 km2 e uma biodiversidade rica e fascinante. Junto ao Parque cresce a esperança na transformação da vida das comunidades, galvanizada pela parceria com o Absa Bank Moçambique, que apoia o desenvolvimento do “Projecto de coexistência Homem-Fauna-Bravia”.
Alinhado com a sua missão, o Absa olha para a promoção do desenvolvimento comunitário como um alicerce para a construção de uma sociedade economicamente activa, inclusiva e auto-suficiente. Mais do que uma instituição financeira, o Absa tem procurado posicionar-se como um verdadeiro catalisador de mudanças positivas. Guiado por uma visão orientada para um futuro sustentável, o banco tem investido com propósito no fortalecimento das comunidades que habitam a zona tampão do PNAM, promovendo a inclusão, autonomia e esperança.
“Somos um banco de Pessoas para Pessoas, e tudo o que concebemos e concretizamos procura criar valor em toda a cadeia, impulsionando histórias de superação nas comunidades. O nosso propósito é também reforçar a nossa posição como parceiro estratégico do PNAM, sempre empenhado em oferecer soluções que realmente contribuam para a transformação económica de Moçambique e dos moçambicanos. Através dos nossos projectos, geramos empregos, melhoramos a qualidade de vida e fomentamos competências que impulsionam activamente o progresso socioeconómico do País”, salienta Tânia Oliveira, Directora de Marketing e Relações Corporativas do Absa Bank Moçambique.
Sempre com o objectivo de contribuir para a construção de histórias inspiradoras na vida das pessoas, o Absa aderiu ao Clube de Amigos do Parque Nacional de Maputo (PNAM), reafirmando o seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades. Criado em 2022 para incentivar o envolvimento do sector privado e diversificar os fluxos de financiamento, o Clube promove um modelo de turismo sustentável que valoriza as comunidades locais. Em Abril de 2024, o Absa deu um passo marcante ao tornar-se o primeiro membro institucional Platina do Clube de Amigos. Com a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Parque, o Banco assumiu um compromisso que vai além do apoio financeiro, procurando chegar ao coração das comunidades e estar próximo das suas histórias, lutas e sonhos.
A parceria do Absa com o Parque Nacional de Maputo tem gerado resultados muito satisfatórios e tangíveis
Este é apenas o início de uma parceria focada na promoção da coexistência harmoniosa entre as comunidades e a fauna bravia, na educação ambiental, no turismo regenerativo e no fortalecimento da inclusão financeira. O objectivo é melhorar os meios de subsistência locais, promover a autonomia, a dignidade e o progresso.
A parceria do Absa com o Parque Nacional de Maputo tem gerado resultados muito satisfatórios e tangíveis. Até ao momento, cerca de 180 mil famílias estão a beneficiar das acções conjuntas entre o Banco e o Parque, desde iniciativas de capacitação e criação de oportunidades de emprego até ao acesso a serviços financeiros e de educação ambiental, sempre com um impacto transformador.
“Esta decisão não decorre de uma mera directiva institucional; nasce da convicção profunda de que o progresso deve ser partilhado e construído com todos. A nossa abordagem centra-se na flexibilidade, na inclusão e no crescimento socioeconómico, o que nos tem permitido promover iniciativas que respondem às reais necessidades das comunidades. Acreditamos que o crescimento económico sustentável só é possível quando caminhamos todos juntos, lado a lado”, descreve Tânia Oliveira.
Ao alinhar objectivos económicos com responsabilidade social, o Absa Bank Moçambique demonstra que o sector financeiro, quando movido por propósito, pode liderar a mudança. E continuará, lado a lado com as comunidades, a escrever novas histórias de progresso.”