Angola e Cabo Verde analisaram, esta quarta-feira (18), em Luanda, formas de reforçar a cooperação bilateral, com destaque para os sectores do comércio e da mobilidade. A avaliação foi feita durante um encontro entre o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e o embaixador cabo-verdiano acreditado em Angola, Júlio César de Morais.
De acordo com um comunicado citado pelo Jornal de Angola, os dois representantes sublinharam o carácter histórico das relações entre os seus países, referindo ainda que iniciativas recentes têm impulsionado a cooperação comercial, sendo o fórum de investimento, agendado para Outubro, um dos principais exemplos desta nova dinâmica.
Durante o encontro, foi também sublinhada a importância de melhorar a mobilidade e a interacção cultural entre os dois povos. As comunidades empresariais de ambos os países foram apontadas como peças-chave neste processo de aproximação e fortalecimento dos laços bilaterais.
Neste contexto, os diplomatas reiteraram a necessidade de uma ligação aérea directa entre Angola e Cabo Verde, considerando que a mesma poderia facilitar a circulação de pessoas e bens, contribuindo para o aprofundamento da cooperação em áreas de interesse comum.
No domínio diplomático, foi defendida a realização da 9.ª Comissão Mista Angola-Cabo Verde. O objectivo é actualizar os instrumentos jurídicos pendentes, identificar novas áreas de parceria e reforçar a articulação entre os sectores ministeriais dos dois países.
Ainda no encontro, o embaixador de Cabo Verde pediu o apoio do Governo angolano na preparação das comemorações do 50.º aniversário da independência do seu país, a celebrar-se a 5 de Julho, coincidindo com o ano em que Angola também assinala o mesmo marco histórico.