A Meta, empresa detentora do WhatsApp, revelou que o aplicativo passará a exibir anúncios na sua plataforma. Através de uma publicação no seu blogue oficial, revelou que o objectivo é permitir que os mais de 1,5 mil milhões de utilizadores diários possam “descobrir mais canais e empresas no WhatsApp”.
Por este motivo, os anúncios serão exibidos no separador ‘Actualizações’ e nos ‘Canais’. Assim, os utilizadores não encontrarão qualquer formato publicitário, nem sequer na página principal do separador ‘Conversas’ e, reitera-se, muito menos dentro das próprias conversas.
Subscrições pagas em ‘Canais’
A empresa confirmou a implementação de uma nova ferramenta de subscrições para ‘Canais’. Através desta, os utilizadores poderão pagar uma mensalidade para aderir a um ‘Canal’ e, desse modo, aceder a actualizações exclusivas.
O WhatsApp fez questão de sublinhar que as mensagens pessoais, as chamadas e os ‘Estados’ permanecem protegidos com encriptação ponto a ponto, o que significa que a plataforma não poderá aceder a estes dados para fins publicitários. Também não utilizará nem partilhará o número de telefone dos utilizadores com os anunciantes.
A empresa confirmou que a segmentação se baseará nos ‘Canais’ que uma pessoa segue, bem como em informações sobre o país ou idioma, e na forma como os utilizadores interagem com os anúncios visualizados.
A Meta adiantou ainda que será utilizada informação de outras contas da empresa (como Instagram ou Facebook), caso o utilizador as tenha associado à sua conta WhatsApp ou se existirem dados coincidentes, como o número de telefone.
Fonte: Sapo