O petróleo segue a valorizar depois de Israel ter atacado o reactor nuclear iraniano de águas pesadas de Arak, no Irão. Isto depois de os mísseis iranianos terem atingido um hospital no sul de Israel e locais nos arredores de Telavive.
O West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os Estados Unidos da América (EUA) – está a ganhar 1,05% nesta manhã para os 75,93 dólares por barril. Já o Brent – de referência para o continente europeu – segue a subir 0,74% para os 77,27 dólares por barril.
Os EUA continuam a deixar em cima da mesa a possibilidade de lançarem um ataque ao Irão, o que tem feito oscilar os preços do crude. A grande preocupação para o mercado do petróleo centra-se no Estreito de Ormuz, ainda que, até agora, Teerão não tenha dado sinais de que pretende perturbar o transporte de crude por essa via – é por ali que passa cerca de um quinto do petróleo do mundo.
“Não consideramos que seja um cenário provável neste momento, mas dado o estado precário em que o regime do Irão se encontra, penso que toda a gente deve estar atenta ao Estreito de Ormuz”, disse Mike Sommers, presidente do Instituto Americano do Petróleo, à Bloomberg.