A Orange Africa and Middle East (OMEA) anunciou uma parceria com a risingSUD, a agência de desenvolvimento regional da região francesa Provence-Alpes-Côte d’Azur (PACA). O acordo, assinado à margem da feira Viva Technology em Paris, visa apoiar a criação de empresas africanas em fase de arranque em França.
“Esta parceria com a risingSUD marca um passo fundamental na nossa ambição de promover a inovação africana a nível internacional. É uma continuação do apoio que oferecemos às empresas em fase de arranque através dos nossos Centros Digitais Orange (ODC). Ao facilitar o seu estabelecimento e aceleração em França, especialmente na região Sul, estamos a dar às jovens empresas africanas os meios para acelerarem o seu crescimento”, afirmou Jérôme Hénique, CEO da Orange África e Médio Oriente
A parceria de três anos procura reforçar a colaboração entre os ecossistemas de inovação de África, do Médio Oriente e do sul de França. As startups da rede de Centros Digitais da Orange receberão apoio personalizado para expandir as suas operações em França. Este suporte inclui assistência no desenvolvimento de projectos, acesso a financiamento e oportunidades de trabalho em rede com parceiros económicos locais.
De acordo com o site We Are Tech, a região PACA, que já acolhe mais de 500 mil empresas, pretende solidificar a sua posição como elo natural entre Europa e África. Em 2024, a risingSUD já ajudou 14 startups africanas a estabelecerem-se no sul de França. Uma dessas empresas é a Guépard, uma startup tunisina incubada pela ODC em Tunes, que está agora presente em Marselha.
Esta parceria alinha-se com os esforços contínuos da OMEA para promover o empreendedorismo digital africano. Operando em 17 países de África e do Médio Oriente, a rede ODC oferece acesso gratuito a vários serviços, incluindo formação digital, incubação, aceleração e financiamento de projectos inovadores.
Espera-se que esta colaboração reforce os laços económicos e tecnológicos em todo o Mediterrâneo, aumentando simultaneamente a competitividade global dos ecossistemas de inovação africanos.