O mais recente relatório 2025 Poverty & Equity Brief do Banco Mundial revela que a redução da pobreza no Botsuana abrandou e que o desemprego e a vulnerabilidade económica estão a aumentar. Segundo o documento, nos últimos 15 anos, o crescimento económico e a melhoria das condições de vida no país têm perdido ritmo.
De acordo com o Banco Mundial, esta estagnação está associada à elevada dependência do sector dos diamantes e ao peso excessivo do sector público, que “não está a criar empregos suficientes para acompanhar o crescimento da demanda”.
O relatório destaca ainda que a proporção de pessoas a viver com menos de 2,15 dólares por dia desceu de 29,1% em 2002 para 17,7% em 2009. No entanto, entre 2009 e 2015, a redução foi mais lenta, fixando-se em 15,4%. Apesar dos avanços, o nível de pobreza no Botsuana continua elevado quando comparado com outros países de rendimento médio-alto.
A pobreza medida com base no limiar de 6,85 dólares por dia — critério utilizado para países de rendimento médio-alto — também diminuiu após 2002, mas voltou a aumentar entre 2009 e 2015, passando de 60,4% para 63,5%. Este agravamento é atribuído à fraca geração de empregos e às secas recorrentes nas zonas rurais.
Apesar destes desafios, o Botsuana registou progressos na redução da pobreza multidimensional durante o mesmo período, com melhorias no acesso à educação e aos serviços básicos. A desigualdade também diminuiu mais do que em qualquer outro país da União Aduaneira da África Austral.
Ainda assim, o país continua a ser um dos mais desiguais do mundo. A instituição financeira global estima que o rendimento médio dos cidadãos teria de ser 6,7 vezes superior para que todos atingissem o patamar de 25 dólares por dia, valor acima da média global, que é de cinco vezes.
Desde 2015, o Botsuana enfrenta dificuldades estruturais e um crescimento económico fraco. No primeiro trimestre de 2024, a taxa de desemprego atingiu 27,6%, afectando sobretudo mulheres, jovens e habitantes de aldeias urbanas. Ainda em 2024, o Produto Interno Bruto do país teve uma queda de 3%, consequência da quebra nas exportações de diamantes, principais produtos de exportação do país.
Fonte: The Botswana Gazette