Angola e Namíbia assinaram, esta segunda-feira (16), em Luanda, um acordo de cooperação para melhorar as infra-estruturas rodoviárias dos dois países. A parceria inclui o apoio da Namíbia nos programas angolanos de estradas de terra, com recurso a estabilizador de solo, que aumenta a durabilidade do asfalto.
O ministro das Obras Públicas, Planeamento Urbano e Habitação de Angola, Carlos Alberto Gregório dos Santos, assinou o memorando de cooperação com o seu homólogo namibiano, John Mutorwa. Segundo Carlos dos Santos, a Namíbia “ocupa o primeiro lugar” em África no domínio das estradas, razão pela qual os dois países decidiram trocar experiências.
Durante o encontro, os dois governantes discutiram formas de colaboração entre as suas equipas técnicas para melhorar a manutenção e conservação das estradas. A Namíbia mostrou-se satisfeita com a aprovação por Angola do Programa Nacional de Portagens e Pesagens, fundamental para manter as estradas em boas condições.
John Mutorwa destacou ainda o acordo para a construção da primeira estrada, que vai ligar o sul da Namíbia, o norte de Angola e a República Democrática do Congo (RDC), como um dos avanços relevantes. “A cooperação entre Angola e Namíbia é muito importante e urgente”, disse o ministro namibiano.
Por sua vez, o governante angolano revelou que existem três pontes binacionais que ligam os dois países: Cuangar, Calai e Dirico. “Nas próximas semanas, a Namíbia vai enviar uma equipa técnica para visitar estas infra-estruturas e definir os próximos passos. Além disso, está prevista a mobilização de financiamento conjunto para as nossas estradas através do Fundo de Desenvolvimento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)”, acrescentou.
Outro tema discutido pelos dois responsáveis foi a habitação. Segundo o ministro angolano, a Namíbia manifestou interesse em aprender com a experiência do Programa Nacional de Habitação, que já permitiu construir 350 mil casas com o envolvimento do sector privado e dos cidadãos, utilizando materiais locais e a baixo custo.
Por fim, o ministro da Namíbia referiu que a reunião com o seu homólogo de Angola teve também como objectivo avaliar a construção do caminho-de-ferro que vai ligar os dois países. “Ficou acordado que serão criadas equipas técnicas para tratar dos pormenores da materialização da linha férrea e que também será construído um novo posto fronteiriço entre ambas nações”, concluiu.
Fonte: Jornal de Angola