A empresa mineira Gemfields Group, cotada na bolsa de Londres, arrecadou 31,7 milhões de dólares (2,04 mil milhões de meticais) no mais recente leilão de rubis de qualidade mista, provenientes da sua mina de Montepuez, no Norte do País. O valor representa uma queda face aos 68,7 milhões de dólares (4,42 mil milhões de meticais) registados em Junho de 2024, informou esta segunda-feira, 16 de Junho, o portal de notícias Alliance News.
O leilão decorreu entre 2 e 13 de Junho e foi o menor em peso realizado até à data pela empresa, envolvendo rubis extraídos de novas zonas da concessão de 34,9 mil hectares, que é detida em 75% pela Gemfields. A mina de Montepuez é considerada pela companhia como o “mais importante depósito de rubis descoberto recentemente no mundo.”
“Apesar de desafios significativos, incluindo incertezas económicas globais, dificuldades no mercado chinês e tensões geopolíticas, o leilão revelou a resiliência do mercado de rubis, que continua a demonstrar procura estável, sobretudo para pedras de alta qualidade”, afirmou Adriak Banks, director-geral de produtos e vendas da Gemfields.
Foram colocados à venda 99,8 mil quilates, dos quais foram vendidos 68,7 mil quilates, ou seja, mais de dois terços. O preço médio por quilate foi de 461,48 dólares (29,6 mil meticais). Um dos lotes de maior destaque foi o de um rubi de 36 quilates, vendido por um dos três preços mais altos alguma vez obtidos pela mina para uma única pedra.
De um total de 90 lotes disponibilizados, 78 foram vendidos. A empresa indicou que o resultado médio foi distorcido pelo facto de os rubis de menor qualidade e maior peso terem permanecido por vender, além de uma mini venda extraordinária realizada em Abril, com pedras que tradicionalmente seriam leiloadas em Junho. Essa mini venda terá rendido cerca de 7,2 milhões de dólares (463 milhões de meticais).
Mercado mantém interesse nas pedras moçambicanas
Apesar da quebra nas receitas face ao ano anterior, a Gemfields destacou que o mercado global mantém uma forte valorização dos rubis de qualidade superior, o que sustenta a viabilidade do negócio num contexto de incerteza económica e instabilidade política a nível internacional.
A empresa reafirmou a importância estratégica da sua operação em Montepuez e o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do sector mineiro no País. As acções da Gemfields valorizaram 6,6% na manhã desta segunda-feira (16) em Londres.