As startups africanas foram convidadas a candidatar-se ao acelerador AgriBlue.AI, um programa global que liga inovadores de Inteligência Artificial (IA) a empresas de agricultura e aquacultura.
O projecto, gerido pela Bright Tide, sediada no Reino Unido, apoia entidades em fase inicial centradas na construção de um sistema alimentar resiliente e escalável.
A iniciativa destina-se a empresas em fase de arranque que desenvolvam soluções de IA para alimentos inteligentes, monitorização da qualidade da água, detecção de doenças e rastreio da biodiversidade. Apoia tecnologias agrícolas terrestres e oceânicas destinadas a satisfazer a crescente procura mundial de alimentos.
As startups seleccionadas terão acesso a uma rede global de investidores, parceiros comerciais e mentores. O acelerador também inclui eventos de apresentação e apoio personalizado para ajudar as empresas em fase de arranque a obter financiamento e parcerias comerciais.
As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de Junho e podem ser feitas directamente na plataforma online da Bright Tide. O foco deste ano inclui uma maior participação de África e de outras regiões mais expostas a riscos de segurança alimentar.
De acordo com a Bright Tide, o programa visa apoiar empreendimentos escaláveis que contribuam para a resiliência climática e sistemas alimentares regenerativos, utilizando a IA em toda a cadeia de abastecimento alimentar.
Fonte: Debafinance