Angola pretende aderir à Federação Mundial de Bolsas de Diamantes (WFDB, sigla em inglês) num futuro breve, na sequência da implementação do Conselho de Diamantes Naturais e da Bolsa de Diamantes, anunciou esta terça-feira (10), em Nova Iorque, Estados Unidos da América, o ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo.
O governante, que falava durante uma reunião da WFDB, que teve o Presidente da República do Botsuana, Duma Boko, como convidado de honra, apresentou a situação actual e as perspectivas da indústria diamantífera angolana.
Durante o encontro, Azevedo foi galardoado com um prémio de membro honorário vitalício da WFDB, como reconhecimento da sua participação activa na defesa dos diamantes naturais.
Na ocasião, o ministro anunciou a realização, a 18 de Junho, em Luanda, de uma reunião dos ministros responsáveis pela indústria diamantífera dos principais países africanos produtores, com o objectivo de definir uma estratégia de promoção dos diamantes naturais um pouco por todo o continente africano.
A WFDB, fundada em 1947, foi criada com a missão de proporcionar às bolsas que comercializam diamantes em bruto, polidos e pedras preciosas um conjunto comum de práticas comerciais. A federação, actualmente constituída por 27 bolsas de diamantes, procura promover a indústria diamantífera, garantir boas práticas comerciais, e fortalecer a confiança nos mercados do mineral.
Fonte: Jornal de Angola