O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu esta quarta-feira, 11 de Junho, o reforço dos laços económicos com a Gâmbia, que passa a ter uma representação em Maputo, apelando à identificação e exploração de novas áreas de colaboração entre os dois países, informou a agência Lusa.
“As nossas nações, embora em diferentes sub-regiões, encontram na União Africana e noutros fóruns multilaterais a plataforma de uma voz unida para a promoção de uma agenda africana de progresso dos nossos povos”, declarou o chefe domEstado, em Maputo.
Daniel Chapo, que falava durante a apresentação das cartas credenciais da primeira alta-comissária gambiana acreditada em Maputo, Fatoumat Ceesay, explicou que a acção marca uma nova etapa na cooperação bilateral, com “promessas de reforço dos laços políticos, técnicos e culturais.”
Para o Presidente da República, esta primeira missão diplomática da Gâmbia em Moçambique marca ainda o início de uma “nova e importante” fase nas relações bilaterais entre as duas nações e representa uma excelente oportunidade para se identificarem e explorarem novas áreas de colaboração.
Segundo Daniel Chapo, no ano de início de actividade do novo Governo, este aproximar das relações com a Gâmbia acontece num momento “crucial” para o fortalecimento dos laços económicos entre os dois países, além de contribuir para o “relançamento” das relações bilaterais num novo patamar de cooperação. “Um momento de grande satisfação”, reiterou.