Pesquisadores da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul, desenvolveram um gerador de hologramas inovador, baseado numa meta-superfície, que pode apresentar até 36 imagens de alta resolução numa superfície mais fina do que um fio de cabelo humano.
As antenas de luz, ou meta-átomos, as nanoestruturas que formam a meta-superfície, permitem-lhe manipular a iluminação de uma forma que nenhum material natural consegue – a meta-superfície utilizada nesta investigação é centenas de vezes mais fina do que um fio de cabelo humano.
De acordo com o site Inovação Tecnológica, os meta-átomos, com a forma de pilares à escala nanométrica, foram fabricados com nitreto de silício, um material conhecido pela sua robustez e excelente transparência óptica. Estes pilares permitem um controlo preciso da luz que atinge a meta-superfície, gerando hologramas de uma qualidade sem precedentes.
Um aspecto notável desta tecnologia reside na sua capacidade de projectar imagens completamente diferentes, dependendo tanto do comprimento de onda (cor) como da direcção de polarização da iluminação. Por exemplo, a luz vermelha polarizada circularmente para a esquerda pode revelar a imagem de uma maçã, enquanto a luz vermelha polarizada circularmente para a direita pode produzir a imagem de um carro.
Utilizando esta técnica, os investigadores codificaram 36 imagens em intervalos de 20 nanómetros (nm) no espectro visível e oito imagens que cobrem a região do visível ao infravermelho próximo – tudo numa única meta-superfície minúscula e muito fina.
“Esta é a primeira demonstração de multiplexagem de rotação e informação de comprimento de onda através de um processo de optimização de fase única, com baixo ruído e alta fidelidade de imagem”, explicou o professor Junsuk Rho, coordenador da equipa. “Dada a sua escalabilidade e viabilidade comercial, esta tecnologia tem um forte potencial para uma vasta gama de aplicações ópticas, incluindo o armazenamento de dados ópticos de alta capacidade, sistemas de encriptação seguros e tecnologias de visualização de múltiplas imagens.”