Dez startups de tecnologia africanas foram seleccionadas para participar na última edição do Programa de Mentoria de Startups da Qualcomm Make in Africa, que oferece às startups acesso a formação, a engenheiros e orientação sobre a protecção da propriedade intelectual (IP).
A Qualcomm, cotada na NASDAQ, é uma multinacional americana que cria semicondutores, software e serviços relacionados com a tecnologia sem fios.
A empresa lançou a sua Plataforma de Inovação Africana em 2022, que inclui o Make in Africa Startup Mentorship Programme, uma iniciativa de mentoria sem capital próprio destinada a startups promissoras em fase inicial interessadas em aplicar tecnologias avançadas de conectividade e processamento a soluções inovadoras de sistemas ponta a ponta, incluindo hardware.
De acordo com o portal Disrupt Africa, o programa, agora na sua terceira edição, procura fornecer a estas empresas orientação empresarial, acesso a consultoria de engenharia para o desenvolvimento de produtos e orientação sobre a protecção da propriedade intelectual. Depois de receber 435 candidaturas de 19 países, a Qualcomm nomeou as dez empresas seleccionadas para o programa Make in Africa 2025.
Três das empresas seleccionadas são do Quénia – a Farmer Lifeline, que constrói robôs solares de Inteligência Artificial para a detecção de doenças nas culturas; a Pollen Patrollers, uma tecnologia de apoio à polinização orientada por IA; e a Solar Freeze, que desenvolve câmaras frigoríficas alimentadas por Internet das Coisas (IoT) para a conservação de alimentos.
Foram também seleccionadas três empresas da Tunísia – a AmalXR, que faz reabilitação em realidade virtual com acompanhamento do progresso por IA; a Ecobees, que desenvolve tecnologia de apicultura inteligente com monitorização por Inteligência Artificial; e a Pixii Motors, um ecossistema de scooters eléctricas melhoradas por IA/IoT.
A completar o grupo estão duas empresas nigerianas – a plataforma de descoberta de medicamentos baseada em IA Aframend e a ferramenta hiperlocal de previsão de risco de inundações ClimatrixAI -, bem como o serviço de automatização de pisciculturas solares IoT baseado no Benim Archeos e a ferramenta móvel de detecção de fibrose hepática baseada na IA senegalesa Edulytics.
Estas startups vão receber orientação técnica, treino comercial, acesso ao hardware da Qualcomm e treino em IP. Será também premiada uma startup com o Qualcomm Wireless Reach Social Impact Fund para desenvolver a sua solução.