O Governo de Moçambique pretende reforçar a cooperação bilateral com Essuatíni, neste sentido, o Presidente da República, Daniel Chapo, iniciou nesta segunda-feira, 9 de Junho, uma visita de trabalho de dois dias àquele Reino, a convite do Rei Mswati III.
De acordo com um comunicado, esta é a primeira deslocação Chapo àquele território, enquanto chefe do Estado moçambicano, uma missão inserida no processo de fortalecimento das relações de fraternidade, amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos.
“Servirá como uma oportunidade para os governantes das duas nações avaliarem o estágio actual da cooperação bilateral, bem como compartilharem informações sobre a situação política e económica, da região e do continente africano”, descreve.
O documento acrescenta que Daniel Chapo vai reunir-se com empresários e líderes da comunidade moçambicana residente em Essuatíni, bem como, terá uma audiência com a Rainha Mãe, Ntfombi Tfwala, antes de se encontrar com Mswati III.
Os governos de Moçambique e de Essuatíni procederam, no ano passado, ao lançamento de um projecto conjunto de abastecimento de água nas vilas fronteiriças de Namaacha e Lomahasha. Denominado “LONA”, o projecto é financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento, através do fundo regional para infra-estruturas de água e saneamento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).