A Toyota apresentou a renovação do Aygo X, que é agora o primeiro modelo totalmente híbrido do seu segmento. A actualização marca um importante ponto de viragem para o compacto urbano da marca japonesa, que utiliza actualmente o mesmo sistema híbrido presente no Yaris e no Yaris Cross, baseado na plataforma GA-B.
Lançado originalmente há 20 anos, o Aygo X é um crossover citadino compacto, que a Toyota apresenta como tendo “as emissões de CO2 mais baixas de entre os veículos plug-in no mercado com apenas 86 gramas de dióxido de carbono por quilómetro.”
O modelo incorpora um motor tetracilíndrico 1.5 a gasolina e debita 116 cv de potência, sendo um aumento de 44 cv face à versão não híbrida. A aceleração dos 0 aos 100 km/h consegue-se em menos de dez segundos. Para além disso, o automóvel passa a ter apenas uma opção de transmissão – a caixa automática e-CVT, deixando de estar disponível a versão com caixa manual.
O design, com as linhas de um SUV compacto, revela que a dianteira sofreu uma remodelação completa – novo capô, novos faróis e nova grelha, conferindo-lhe uma postura sólida na estrada.
Por dentro, encontra-se um espaço maximizado, com uma posição de condução alta para boa visibilidade. Este Toyota Aygo X dispõe de um novo ecrã digital de sete polegadas a substituir a instrumentação analógica. A capacidade da bagageira é de 231 litros.



Existem duas tomadas de carregamento USB-C e um novo carregador sem fios para smartphones. Nas gamas mais altas, foi incluída a tecnologia nanoeX para melhorar a qualidade do ar.
O pacote de ajudas à condução e sistemas de segurança é extenso: Sistema de Pré-Colisão, assistente de seguimento de faixa de rodagem e assistência à sinalização rodoviária, além do novo sistema de paragem de emergência e assistência à condução pró-activa.
Para além do Toyota Aygo X, chega também a versão Aygo X GR Sport. Com um carácter marcadamente desportivo, esta é uma novidade absoluta, inspirada nas equipas Toyota Gazoo Racing dos campeonatos mundiais. Esta variante apresenta um esquema de decoração Mustard exclusivo e um capô preto com um aspecto distinto.
A malha típica da linha GR na grelha frontal e as jantes GR Sport em alumínio também são características únicas. Há, igualmente, particularidades no habitáculo, colorido em tons de preto e cinzento com o logótipo GR presente.




Fonte: Notícias ao Minuto