Um total de 245 alunos provenientes de escolas localizadas em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, todos pertencentes a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participaram este ano na 5.ª edição do concurso “História Militar e Juventude” que teve como tema “Abril: das armas às urnas na minha terra”.
Segundo uma publicação da Lusa, o evento foi dirigido a crianças e jovens dos 10 aos 19 anos que frequentem os 2.º e 3.º ciclos e secundário (do ensino regular e profissional) em Portugal e em escolas portuguesas no estrangeiro, o concurso tem como objectivo fomentar o gosto pela “História Militar de Portugal” através da realização de trabalhos multidisciplinares e intergeracionais.
Promovida pela Associação de Professores de História e pela Comissão Portuguesa de História Militar, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, a edição de 2025 contou, pela primeira vez, com a participação da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe.
A agência portuguesa descreve que no final foram submetidos a concurso 52 trabalhos (escritos e audiovisuais), realizados em 17 escolas destes quatro países. Esta edição contou com os apoios do Plano Nacional de Leitura 2027, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Associação 25 de Abril e da Liga dos Combatentes.
Os vencedores foram conhecidos na quarta-feira, 4 de Junho, numa sessão em ambiente digital para as escolas e alunos participantes, em que foram premiados e distinguidos com menções honrosas alunos de escolas de Lisboa, Loures, Porto, Mafra, Alvaiázere, Mealhada, Póvoa do Varzim, Amarante, Gondomar, Viana do Castelo, Dili (Timor-Leste) e São Tomé e Príncipe.
Já em 2026, o concurso “História Militar e Juventude” terá como tema “Descolonização e Retornos (1974-1975)”.