O Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona (BSC-CNS) criou uma empresa denominada OneCareAI que usa Inteligência Artificial (IA) e os smartwatches para detectar doença de acidente vascular celebrar (AVC).
Utilizando a Inteligência Artificial, a OneCareAI é capaz de detectar o risco de AVC com base em dados de electrocardiogramas de smartwatches.
De acordo com o site Amarense, a tecnologia, desenvolvida no BSC no âmbito do projecto Innostroke, poderá também ser utilizada para doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias.
O AVC tem um dos maiores impactos globais. É a segunda principal causa de morte e a terceira principal causa de incapacidade, bem como uma das principais causas de demência no mundo.
A OneCareAI introduziu no mercado uma tecnologia precisa e não invasiva que utiliza dados de eletrocardiograma (ECG) recolhidos em dispositivos portáteis, incorporando informações sobre o estilo de vida do doente numa aplicação móvel.
O co-fundador da OneCareAI, Davide Cirillo, afirma que a empresa é “uma nova forma de entender a prevenção médica, reunindo ciência, tecnologia e bem-estar pessoal para se antecipar às doenças cerebrovasculares e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
O desenvolvimento da tecnologia envolveu especialistas em biotecnologia e engenheiros informáticos dos departamentos de Informática e de Ciências da Vida do BSC.