O grupo empresarial chinês Wang-Kang Safira, uma multinacional que opera no País desde 2024, e que conta com uma das maiores fábricas de cerâmica de África, vai investir na construção de uma nova fábrica de aço com base no carvão nacional.
De acordo com as projecções reveladas pela Lusa, o empreendimento estará sediado na região Norte de Moçambique e tem como objectivo impulsionar a transformação local de minérios e produção de bens industriais.
Segundo o PCA da Wang-Kang Safira, Zhong He Liu, o projecto pretende ampliar “significativamente” a presença dos chineses no sector industrial nacional e alavancar a economia. “Queremos avançar com outras iniciativas, transformar a produção e modernizar o processo de industrialização.”
O responsável da empresa adiantou ainda que está prevista a construção de uma grande fábrica de ferro e o desenvolvimento de uma zona económica especial no distrito da Moamba, na província de Maputo, na região Sul, onde já se encontra instalada a fábrica de cerâmica Safira Mozambique Ceramic, inaugurada em Setembro de 2024.
A Safira Mozambique Cerâmica foi inaugurada pelo antigo Presidente da República, Filipe Nyusi, e é fruto de um investimento de 140 milhões de dólares. A fábrica foi construída no âmbito do programa “Industrializar Moçambique” e tem como principal meta reduzir a dependência externa de materiais de construção.