Os preços do petróleo voltaram a subir depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) ter apostado num aumento controlado da produção, após o mercado ter indicado receios de que ‘a torneira se abrisse mais do que o esperado.‘
O West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os Estados Unidos da América (EUA) – está a subir 2,98% para 62,60 dólares por barril. Já o Brent – de referência para o continente europeu – está a ganhar 2,53% para 64,37 dólares por barril. Esta subida é um desvio em relação às perdas da semana passada.
Os sete membros da OPEP+ vão produzir mais 411 mil barris por dia, três vezes mais do que o inicialmente previsto, mas em linha com o que tinha sido anunciado em Maio e Junho do ano passado. As perspectivas, que estavam a pressionar o mercado, apontavam um aumento muito superior na produção.
“Se tivessem tido um aumento de oferta maior, o preço de abertura desta segunda-feira, 2 de Junho, teria sido muito mau”, escreveu o analista Harry Tchilinguirian no LinkedIn, citado pela Reuters. Já o Commonwealth Bank of Australia admitiu que esta subida mais controlada serve para punir o Iraque e o Cazaquistão, países que estão a produzir o “ouro negro” acima das quotas negociadas.