Já imaginou ter um carro equipado com uma adega de vinhos? Pois a Kia e a LG tornaram essa ideia numa realidade. As empresas apresentaram, recentemente, o Spielraum, um veículo que redefine a mobilidade ao integrar electrodomésticos, Inteligência Artificial (IA) e um espaço pensado para lazer e conforto.
O conceito de “car picnic” (ou piquenique no carro) tem-se popularizado como uma nova forma de lazer e socialização dentro dos próprios veículos. São modelos adaptados para oferecer mais conforto e funcionalidade, com assentos moduláveis, mesas embutidas, geleiras e até adegas de vinho.
A proposta acompanha a crescente demanda por mobilidade flexível, permitindo que os utilizadores aproveitem o automóvel além do transporte, transformando-o num espaço funcional e versátil.
Com um design que prioriza conforto e praticidade, o Spielraum une a tecnologia de IA da LG ao conceito PBV (Platform Beyond Vehicle ou Plataforma Além do Veículo) da Kia, que redefine a ideia de automóvel, oferecendo mobilidade para diferentes necessidades e aplicações.
As empresas apresentaram dois modelos, voltados para diferentes perfis de utilizadores:
- O Spielraum Studio, para profissionais que precisam de um escritório móvel, traz soluções como espelho inteligente, máquina de café e ar-condicionado;
- O Spielraum Glow, projectado para o lazer, inclui uma geleira, forno de microondas e uma adega de vinhos dentro do carro, ideal para experiências gastronómicas sobre rodas.
Com esta inovação, a Kia e LG mostram, segundo o Reserva85, que o futuro da mobilidade vai além de simplesmente chegar ao destino. “Trata-se de desfrutar da jornada com conforto, tecnologia e experiências personalizadas”, destaca o site.



Fonte: Reserva85