A Huawei apresentou recentemente o seu mais recente smartwatch, o Huawei Watch 5. A quinta geração da série de smartwatches da marca destaca-se pela introdução de uma tecnologia pioneira de monitorização da saúde e do bem-estar denominada X-TAP, que promete revolucionar a forma como os utilizadores acompanham os seus dados vitais.
O novo dispositivo distingue-se pelo seu “design sofisticado em materiais de luxo”, pela inovadora “tecnologia multissensorial X-TAP para monitorização da saúde e do bem-estar e pelo modo de bateria dupla”, mantendo a funcionalidade eSIM característica desta linha.
Compatível com os sistemas operativos Android e iOS, o Huawei Watch 5 procura dar continuidade ao legado da série que, desde 2015, combina “tecnologia de ponta com uma estética elegante e futurista.”
A grande novidade, o X-TAP, é um “módulo de detecção distribuída que proporciona resultados de monitorização da saúde e do bem-estar ainda mais rápidos, precisos e abrangentes.” Esta tecnologia integra “sensores tácteis, de electrocardiograma (ECG) e de fotopletismografia (PPG) numa única interface simplificada, combinando a medição através do pulso com a medição através da ponta do dedo.”
Segundo a marca, esta abordagem permite recolher dados fisiológicos “de forma mais rica e eficiente”, devido à “densa estrutura vascular das pontas dos dedos e à superfície mais fina da pele.” O sistema X-TAP é capaz de parametrizar até “sete indicadores de saúde e bem-estar em apenas um minuto.”



O dispositivo inclui o ritmo cardíaco, a saturação de oxigénio no sangue (SpO2), a temperatura da pele, o stress, o ECG, a detecção da rigidez arterial e a saúde respiratória. Após a medição, o utilizador recebe o “One-Tap Health Glance, um relatório completo com dados, análises e recomendações.”
Inspirado no universo, o design do Huawei Watch 5 apresenta-se em dois tamanhos, 42mm e 46mm, e num total de oito versões, com materiais como vidro de safira, aço inoxidável 904L – “o mesmo material utilizado na relojoaria tradicional de luxo” – e titânio de qualidade aeroespacial, que é “45% mais leve e quase duas vezes mais resistente que o aço inoxidável.”
De acordo com o portal Sapo, as braceletes estão disponíveis em titânio, fluoroelastómero e materiais compósitos com texturas de pele, seda e ganga.
Para além da monitorização avançada da saúde, o smartwatch apresenta controlos intuitivos por gestos, como o “Double Swipe and Double Tap”, que permite atender chamadas ou controlar a reprodução de música sem tocar no ecrã. O relógio suporta cartões eSIM, permitindo efectuar chamadas e enviar mensagens independentemente do smartphone.
O Huawei Watch 5 apresenta um modo duplo de bateria: o Modo Standard oferece até 3 dias (42mm) ou 4,5 dias (46mm) de utilização, enquanto o Modo Autonomia Prolongada estende a duração para até 7 e 11 dias, respectivamente. O carregamento rápido permite carregar totalmente a versão de 42mm em 60 minutos e a de 46mm em 90 minutos.
O Huawei Watch 5 estará disponível com um preço de venda ao público recomendado a partir de 449 euros (31,6 mil meticais) com uma oferta de lançamento que inclui os Huawei FreeBuds 6i e uma bracelete adicional.