Investigadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, criaram um fio dentário inovador capaz de medir os níveis de stress através da monitorização da química da saliva. A tecnologia, que utiliza sensores incorporados no próprio utensílio de higiene bucal, foi detalhada num estudo publicado na revista ACS Applied Materials and Interfaces.
O dispositivo está equipado com um fio microfluídico que canaliza a saliva do utilizador para um sensor electroquímico integrado. Este sensor detecta a presença de cortisol, uma hormona libertada pelas glândulas supra-renais em resposta ao stress.
Quando a saliva entra em contacto com o sensor, as moléculas de cortisol geram um sinal eléctrico que é enviado para um dispositivo móvel, como um smartphone. Quanto maior for a concentração da hormona, mais intenso é o sinal, permitindo uma leitura precisa do nível de stress do utilizador.
De acordo com os cientistas, o tempo necessário para esta análise é de apenas dez minutos e o dispositivo revelou-se tão eficaz como o teste de saliva ELISA, um dos mais utilizados actualmente. Os investigadores acreditam que, no futuro, o fio dentário poderá medir outros biomarcadores na saliva.
Apesar dos resultados promissores, ainda não há informações sobre quando esta tecnologia poderá ser libertada para utilização pelo público em geral.
Fonte: Olhar Digital