A Acer apresentou o FreeSense Ring, o seu anel inteligente com recursos de Inteligência Artificial (IA) para monitorização de dados de saúde, na Computex 2025, uma das maiores feiras de tecnologia. A novidade posiciona a marca taiwanesa como concorrente de empresas como a Samsung, com o Galaxy Ring e a Oura, fabricante do Oura Ring 4.
Embora seja mais conhecida pelos seus notebooks e desktops, a Acer já teve experiência anterior no sector do fitness com a pulseira Leap e o smartwatch Leap Ware. Agora, está a apostar num design minimalista e leve para entrar no mercado dos wearables.
O dispositivo utiliza uma liga de titânio ultraleve, o que resulta num peso de 2 a 3 g, consoante o tamanho escolhido. Tem também uma resistência à água de até 5 atm, o equivalente a 50 metros de profundidade. A Acer afirma que não é adequado para mergulho, mas pode ser usado durante o banho ou a natação.
Segundo o site Tecnoblog, o FreeSense Ring está disponível em tamanhos de 7 a 13. Existem duas opções de cores: ouro rosa, com um acabamento mate, e preto, com um acabamento brilhante.
O FreeSense Ring monitoriza dados como o ritmo cardíaco (e a sua variabilidade), os níveis de oxigénio no sangue e a qualidade do sono. Uma aplicação para smartphone é responsável por analisar esta informação e apresentá-la ao utilizador, bem como fazer sugestões. Essas informações sobre saúde são gratuitas com o produto da Acer, assim como a Samsung faz com seu Galaxy Ring.
A Oura, uma das referências no sector, adopta uma estratégia diferente: para ter acesso ao aplicativo completo, a empresa cobra uma assinatura mensal de 5,99 dólares (378,5 meticais).
Por enquanto, a Acer ainda não anunciou um preço sugerido ou data de lançamento do produto. A empresa tende a apresentar produtos bastante inesperados a cada ano, e nem todos são amplamente comercializados após o lançamento.