O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 304 milhões de dólares para apoiar o Botsuana na gestão dos seus crescentes desafios fiscais e na implementação de reformas económicas e de governação. O financiamento destina-se ao Programa de Apoio à Governação e à Resiliência Económica (GERSP, sigla em inglês) para o ano fiscal de 2025-26.
O apoio visa proteger o país dos efeitos da queda nas receitas dos diamantes, que representam cerca de 80% das exportações do Botsuana. Em 2024, a economia contraiu 1,7% e o défice orçamental aumentou, passando de um orçamento equilibrado em 2022-23 para 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023-24. Para o ano corrente, prevê-se que o défice atinja 6,7%.
“Esta operação surge num momento crítico para o Botsuana”, afirmou Moono Mupotola, director-geral adjunto do BAD para a África Austral. “Trabalharemos com a nova administração do país para implementar reformas que aprofundem a sustentabilidade fiscal, reforcem a transparência e criem um ambiente mais favorável às empresas para a diversificação económica”, acrescentou.
O GERSP baseia-se em dois pilares principais: reforçar a sustentabilidade fiscal e a transparência, e promover um crescimento económico inclusivo. Entre as medidas previstas estão o aumento da arrecadação de receitas internas, a redução dos fluxos financeiros ilícitos e a melhoria da eficiência na despesa pública.
O programa também dá destaque ao apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME), com especial atenção para aquelas dirigidas por mulheres e jovens. O objectivo é fortalecer a base económica nacional e fomentar novas oportunidades de emprego e crescimento sustentável.
Segundo Abdoulaye Coulibaly, director de Governança e Reformas Económicas do BAD, “a operação é uma medida transitória para lidar com as pressões orçamentais imediatas, ao mesmo tempo que se alinha com os objectivos de desenvolvimento de longo prazo do Botsuana.”
Esta nova iniciativa do BAD dá continuidade ao Programa de Apoio à Recuperação Económica 2021-22 e está totalmente alinhada com o documento de estratégia nacional do banco para o Botsuana (2022-26), que privilegia a resiliência económica e o desenvolvimento do sector privado.
Fonte: Further Africa