A tradução de idiomas é um dos usos mais atractivos da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e machine learning, e a Acer incorporou-a num par de auriculares, o Acer AI TransBuds.
Foram concebidos para traduzir até 15 línguas estrangeiras em tempo real. É importante salientar que podem realizar “tradução de voz bidireccional”, mesmo que apenas uma pessoa esteja a usar os auriculares.
A empresa não entrou em detalhes, mas parece que os auriculares têm dois microfones proeminentes que podem captar o discurso de qualquer pessoa com quem se esteja a falar. Presumivelmente, os auriculares podem depois responder através de uma tradução assistida por IA.
“Notavelmente, apenas uma pessoa precisa de usar os fones de ouvido para realizar uma tradução eficaz, tornando-o ideal para conversas casuais, reuniões de negócios, transmissões ao vivo ou sessões de estudo online. Os auriculares também suportam legendas e transcrição ao vivo, ajudando os utilizadores a seguir conversas em tempo real e a revê-las mais tarde”, explica a marca, citada pelo portal PC Mag.
No entanto, os TransBuds ainda precisam de se ligar a um smartphone ou tablet utilizando um “receptor plug-in” para realizar a tradução em tempo real. Não se sabe ao certo que programas de IA a Acer está a utilizar.
Os auriculares têm baterias minúsculas de 50 mAh e incluem um estojo de carregamento, tal como um verdadeiro par sem fios normal. Suportam Bluetooth 5.4 e têm um design de gancho de orelha, o que é necessário porque as partes reais do botão não têm uma ponta no estilo IEM ou mesmo o estilo clássico de auriculares projectado para ficar atrás do tragus da orelha.
Isto é deliberado, para evitar que impeçam que se ouça o que a outra pessoa está a dizer, mesmo que não se consiga perceber.
A Acer ainda não revelou quando os AI TransBuds serão lançados ou onde serão comercializados, nem mesmo o preço dos dispositivos.