Os chás são óptimas bebidas para quem quer emagrecer. Muitos deles têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. A nutróloga Eline Soriano, citada pelo site Terra, deu quatro exemplos de chás que contribuem para tal.
Chá de hibisco: Rico em antioxidantes, ajuda a reduzir a retenção de líquidos e melhora a digestão. Além disso, ainda contribui para a saúde do coração.

Chá verde: Contém catequinas que promovem a queima de gordura e têm um efeito diurético, ajudando a reduzir o inchaço. Acelera o metabolismo e é também óptimo para eliminar o excesso de líquidos. Estimula os rins a filtrar melhor as toxinas e melhora a digestão.

Chá de cavalinha: Um poderoso diurético natural que ajuda a eliminar as toxinas e a reduzir a retenção de líquidos. Possui propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos efeitos oxidativos, retardando o envelhecimento precoce.

Chá de gengibre: Tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a digestão, ajudando a reduzir o inchaço abdominal.

De acordo com a médica, muitos destes chás podem ser consumidos diariamente, mas é importante variar os tipos e manter a moderação. “O consumo excessivo de qualquer chá pode levar a efeitos adversos. Recomendo consumir até três chávenas por dia e observar como o corpo reage. É também importante ter em conta quaisquer condições médicas ou medicação que esteja a tomar, uma vez que alguns chás podem interagir com tratamentos específicos.”