Os frutos secos são um dos alimentos que mais benefícios podem trazer ao seu organismo. São ricos em gorduras insaturadas (ou ácidos gordos mono e polinsaturados), também vulgarmente conhecidas como “gorduras boas”.
São também uma excelente fonte de fibras, vitaminas (vitamina E, vitaminas do complexo B, ácido fólico) e minerais (zinco, magnésio, selénio, ferro, cálcio, fósforo e potássio). Isto faz com que estes alimentos – nozes, avelãs, pistácios, amendoins, amêndoas, pinhões, castanhas, cajus ou nozes pecan – sejam grandes aliados da nossa saúde cardíaca, cerebral e intestinal.
Benefícios dos frutos secos
Ajudam a perder peso – Por serem ricos em fibras, proteínas e gorduras boas, asseguram uma maior saciedade, diminuindo a sensação de fome e, consequentemente, ajudando a emagrecer.
Controlam o colesterol – Graças à sua elevada concentração de gordura insaturada, os frutos secos ajudam a reduzir o colesterol “mau” (LDL) e aumentar o colesterol “bom” (HDL).
Regulam o trânsito intestinal – As fibras e gorduras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e combater a obstipação.
Fortalecem o sistema imunológico – Melhoram a imunidade, graças ao zinco e selénio.
Aumentam a energia – São uma óptima fonte de energia por serem ricos em hidratos de carbono.
Desenvolvem a massa muscular – As proteínas e vitaminas do complexo B presentes nos frutos secos podem estimular o desenvolvimento da massa muscular. Aconselha-se a consumi-los antes de realizar exercício físico, pois fornecem energia e estimulam a hipertrofia muscular.
Preservar a saúde do cérebro – O zinco, o selénio e a vitamina E presentes nos frutos secos actuam como antioxidantes que preservam as células do cérebro, prevenindo doenças como Alzheimer ou demência. Também ajudar a melhorar a concentração e a aprendizagem.
Estimulam o crescimento e saúde do cabelo – O selénio tem um papel essencial na síntese de proteínas e da vitamina E, que estimulam a circulação do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça saudável e com brilho.
Como integrar os frutos secos na sua dieta
Embora tenham inúmeros benefícios para o nosso organismo, por serem ricos em gordura e calóricos, os frutos secos deve ser consumidos com moderação. A dose diária recomendada é de cerca de 30g e, preferencialmente, ao natural, evitando os fritos, sal ou açúcar adicionados.
Fonte: Sapo