Investigadores norte-americanos iniciaram ensaios em humanos de um contraceptivo masculino não hormonal e reversível. Denominado YCT-529, o composto bloqueia a produção de esperma sem afectar os níveis de testosterona, o que preserva a libido e outras funções hormonais.
De acordo com o portal Jornal Cannã, em testes com ratos e primatas, o medicamento foi 99% eficaz na prevenção da gravidez. Nos macacos, o efeito começou a ser observado após duas semanas de utilização. Nos ratos, o pico de eficácia foi atingido em quatro semanas. A fertilidade voltou ao normal após a interrupção do tratamento: em seis semanas nos ratinhos e entre 10 e 15 semanas nos primatas.
A fase 1 dos ensaios clínicos, que avalia a segurança do composto no ser humano, já foi concluída. O estudo está agora a entrar na fase 2, com um grupo maior de voluntários na Nova Zelândia. Os resultados deverão ser divulgados ainda este ano.
O desenvolvimento do contraceptivo está a ser realizado em parceria pelas universidades de Minnesota e Columbia, juntamente com a empresa YourChoice Therapeutics. Os dados dos testes em animais foram publicados em Março na revista Communications Medicine, do grupo Nature.