O Zimbabué prepara-se para realizar, esta sexta-feira (16), a sua primeira cotação de fundos de investimento imobiliário denominados em dólares norte-americanos. A iniciativa surge num contexto de crescente procura por acções ligadas ao sector imobiliário no país.
A cotação será feita pela Eagle Real Estate Investment Trust (Eagle REIT), que pretende angariar 62 milhões de dólares através da sua admissão à Bolsa de Valores de Victoria Falls, plataforma que opera em dólares norte-americanos.
Segundo Bevin Ngara, director-geral da Fidelity Life Asset Management Co, companhia responsável pela gestão de fundos da Eagle REIT, “a empresa já assegurou 24,5 milhões de dólares através de uma colocação privada”.
De acordo com o comunicado de pré-listagem, os fundos angariados com a operação serão destinados a projectos de desenvolvimento imobiliário em duas localidades-chave: a cidade turística de Victoria Falls e a região de Mazowe.
A cotação marca um passo importante para o mercado de capitais do Zimbabué, especialmente por decorrer numa bolsa denominada em moeda forte, o que oferece maior segurança aos investidores.
A gestora de fundos acredita que o interesse demonstrado na colocação privada sinaliza confiança do mercado na estratégia de expansão da Eagle REIT. “O objectivo é atrair mais investimentos para o sector imobiliário zimbabueano”, destacou Ngara.
Com a estreia marcada para sexta-feira, o país poderá observar o desempenho do novo instrumento financeiro, numa altura em que o mercado imobiliário se revela cada vez mais atractivo para investidores nacionais e estrangeiros.
Fonte: Bloomberg