A reabilitação do Corredor da N4, uma das principais infra-estruturas rodoviárias do País, está a captar a atenção de investidores internacionais, num momento em que o continente africano aposta fortemente no desenvolvimento do sector dos transportes. O tema estará em destaque na 13.ª edição do Transport Evolution Africa Forum and Expo 2025, a realizar-se de 17 a 19 de Junho, em Joanesburgo.
A N4, que liga o Porto de Maputo à África do Sul, é considerada um eixo estratégico para o comércio regional e um exemplo de sucesso em parcerias público-privadas (PPP). A reabilitação e modernização deste corredor evidenciam o potencial de Moçambique para atrair financiamento externo destinado a projectos de infra-estruturas críticas.
De acordo com o African Transport Industry Insights 2025, compilado pela Moore Africa Advisory, o sector dos transportes em África deverá crescer a um ritmo anual de 6% a 8% até 2040, impulsionado por investimentos superiores a 150 mil milhões de dólares (9,49 biliões de meticais) por ano. Projectos como o da N4 demonstram a importância de um modelo colaborativo entre o sector público e o sector privado para acelerar este crescimento.
Além do Corredor da N4, o evento Transport Evolution Africa 2025 irá destacar outros projectos relevantes, como o modelo de PPP implementado no Porto de Maputo, considerado uma referência no uso de financiamento misto para promover o desenvolvimento sustentável e atingir metas climáticas.
“Moçambique tem vindo a consolidar-se como um destino atractivo para investimentos em infra-estruturas logísticas, graças à agilidade do sector privado e ao reforço de mecanismos de governação pública”, sublinhou Josh Low, vice-presidente da dmg events, organizadora do fórum.
O evento reunirá mais de 5000 participantes, incluindo decisores políticos, investidores, gestores de projectos e líderes tecnológicos, que irão debater projectos prontos para investimento, novos modelos de PPP, políticas de facilitação de negócios e o papel da digitalização na modernização dos transportes em África.
Com iniciativas como a reabilitação da N4, Moçambique posiciona-se no centro da transformação logística do continente, contribuindo activamente para a integração regional e para o crescimento económico sustentável.
Fonte: Engineering News