A empresa sul-africana de extracção de carvão, Exxaro Resources, anunciou nesta terça-feira, 13 de Maio, que chegou a um acordo para comprar minas de manganês na África do Sul, no valor de 638 milhões de dólares (11,67 mil milhões de rands), numa altura em que diversifica a sua actividade para minerais de transição verde.
Segundo um comunicado, a companhia celebrou um acordo vinculativo para adquirir acções e direitos sobre os activos de manganês detidos pelas empresas Ntsimbintle Holdings e pela OM Holdings.
A Exxaro tem procurado diversificar a sua actividade para o manganês e o cobre, de modo a beneficiar do aumento da procura destes minerais, vitais na transição global dos combustíveis fósseis poluentes para tecnologias energéticas mais limpas.
“Esta aquisição proporciona à Exxaro um forte ponto de entrada no sector do manganês”, declarou Ben Magara, que assumiu o cargo de CEO em Abril passado.
A África do Sul é o maior produtor mundial deste recurso para a produção de aço. O manganês é também utilizado nas baterias de iões de lítio para veículos eléctricos.
O acordo dá à Exxaro exposição a quatro minas de manganês em funcionamento na província sul-africana do Cabo Setentrional. As mesmas têm contratos a longo prazo com clientes na China e na Índia, onde a empresa vende o seu carvão.
Fonte: Reuters