O LinkedIn anunciou uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para facilitar a procura de emprego. A actualização centra-se na pesquisa de vagas e permite que os utilizadores anunciem exactamente o que querem fazer, sem terem de escrever palavras-chave relacionadas com a posição.
A nova funcionalidade foi anunciada pela empresa este fim-de-semana e foca-se na utilização de linguagem natural na procura de emprego. De acordo com o LinkedIn, com base numa pesquisa própria divulgada em Março, metade dos candidatos relatam que perdem publicações por não saberem que filtros e cargos utilizar na busca.
Com esta funcionalidade, os utilizadores podem utilizar termos como “trabalhar com programação python no sector da energia”, por exemplo, para pesquisar. “A nossa IA compreende e interpreta o significado por detrás das suas pesquisas e fornece os resultados mais relevantes”, explica a empresa.
De acordo com o site Canaltech, os utilizadores do LinkedIn Premium vão poder criar cenários de prática personalizados no LinkedIn Learning, de forma a terem apoio na preparação para uma entrevista de emprego, através de um “coach de IA”.
“Isto pode ser adaptado a uma situação específica, com detalhes personalizados do cenário, objectivo, personalidade da IA, etc., ajudando-os a apresentarem-se de forma forte e confiante”, anuncia a companhia.
A actualização também traz novos detalhes sobre as vagas para tornar os anúncios de emprego mais transparentes. Com isso, a página mostrará formas mais simples de identificar empresas e oportunidades confiáveis, além de indicadores para mostrar o tempo médio de resposta, se a vaga é promovida, entre outros.
A funcionalidade está actualmente disponível apenas em inglês para os subscritores do LinkedIn Premium. Espera-se que a nova ferramenta de pesquisa seja disponibilizada a todos os utilizadores até ao final da semana, mas ainda não há previsão para o lançamento em português.