O KAYAK, empresa do sector de tecnologia para o turismo, anunciou nesta terça-feira (6) o lançamento do KAYAK.ai, uma nova plataforma de Inteligência Artificial (IA) que promete facilitar a busca por informações de viagens. A novidade é baseada em modelos OpenAI e auxilia a procura por preços de viagens, alojamento, sugestões de destinos e muito mais.
O novo serviço funciona de forma semelhante a outros chatbots, como o ChatGPT. Basta enviar comandos de texto para receber informações no chat, como se estivesse numa conversa.
De acordo com a empresa, a KAYAK.ai pode ajudar na monitorização de viagens programadas com possíveis atrasos e mudanças de porta de embarque. Na altura de planear uma viagem, o serviço ajuda a pesquisar os melhores preços em tempo real e ainda faz buscas por voos sem escalas, hotéis e outras informações.
O lançamento funcionará como um laboratório de inovação para a empresa analisar como os viajantes interagem com a ferramenta. Com base nos resultados, a empresa seleccionará as melhores funcionalidades para trazer para o KAYAK, que oferece serviços de pesquisa de bilhetes e alojamento.
“A KAYAK.ai oferece uma área de testes criativa para as nossas equipas de tecnologia inovarem e uma plataforma divertida e personalizada para os viajantes que gostam de utilizar o ChatGPT e ferramentas semelhantes”, afirmou o CEO da KAYAK, Steve Hafner.
Para aceder à plataforma, basta ir ao site do chatbot (kayak.ai), iniciar sessão e enviar comandos, como “encontrar os melhores destinos”.
Para além do novo chatbot alimentado por IA, a KAYAK anunciou a contratação do seu novo Chief Technology Officer (CTO), Yaron Zeidman. O executivo será responsável por liderar mais de 400 equipas globais de produtos e engenharia e irá concentrar-se no avanço da IA e da personalização.