O Governo prevê alocar 35 milhões de meticais (550 mil dólares) na reabilitação e apetrechamento do Estádio Nacional do Zimpeto em 2025, segundo a proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE), recentemente aprovada pelo Conselho de Ministros e entregue à Assembleia da República.
Trata-se de mais um investimento numa infra-estrutura emblemática, mas marcada por repetidas interdições por parte da Confederação Africana de Futebol (CAF), que tem considerado o recinto inapto para acolher competições internacionais devido às suas condições degradadas. A mais recente interdição ocorreu em Dezembro de 2024, pela terceira vez em menos de cinco anos.
O PESOE não detalha o tipo de obras previstas nem os equipamentos a serem adquiridos, mas o estádio — inaugurado em Abril de 2011, com capacidade para 42 mil espectadores — continua a apresentar falhas recorrentes, apesar de ter recebido investimentos acumulados de cerca de 47,5 milhões de meticais (743 mil dólares) entre 2020-22, segundo dados das Contas Gerais do Estado.
Estas verbas, canalizadas através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), tutelado pelo Ministério da Juventude e Desportos, visaram a substituição da relva natural, instalação de torniquetes, manutenção de geradores, reposição da iluminação e do sistema sonoro, reparação dos sanitários e balneários e colocação de vedação exterior. Contudo, grande parte destas melhorias continuam inoperacionais.
A título de exemplo, os torniquetes instalados ainda não funcionam, os sanitários públicos continuam sem água e iluminação e o sistema sonoro permanece desligado. Além disso, persistem problemas de higiene e segurança, com águas negras, lixo acumulado e mau cheiro nas imediações das entradas do estádio.
A CAF considera o estádio impróprio para jogos internacionais, apesar de este ter acolhido recentemente partidas de qualificação para o CAN 2025. As sucessivas interdições (em 2021, 2023 e 2024) colocam em causa a eficácia das reabilitações realizadas com dinheiro público.
Além do Estádio do Zimpeto, o PESOE 2025 prevê mais investimentos em infra-estruturas desportivas: 4,4 milhões de meticais (70 mil dólares) para a requalificação do Parque dos Continuadores, em Maputo, e 20 milhões de meticais (315 mil dólares) para a conclusão das obras do Complexo Desportivo de Pemba, iniciadas em 2005 e ainda inacabadas.
Fonte: Carta de Moçambique