O Porto da Beira, localizado na província de Sofala, na região Centro de Moçambique, anunciou que o volume de carga contentorizada a entrar naquela infra-estrutura portuária, poderá atingir um crescimento de 34% até ao final deste ano, com a chegada de cerca de 600 navios cargueiros.
De acordo com o director dos Serviços Marítimos da Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), Lino Nhacumba, entre as embarcações que poderão atracar no porto constam os navios Panamax, considerados os maiores porta-contentores do mundo, com mais de 300 metros de comprimento.
Citado pela Agência de Informação de Moçambique, o responsável avançou que o Porto da Beira oferece melhores condições de segurança, devido à sua localização. “Estão criados todos os mecanismos de assistência para os navios, pois possuímos meios modernos que garantem assistência.”
Considerado um dos portos mais modernos da África, o Porto da Beira destaca-se pela sua localização estratégica no centro do País. Além disso, conta com uma sólida infra-estrutura de transporte, incluindo ligações ferroviária e rodoviária com países da região, como Zimbabué, Maláui, Zâmbia, Botsuana e República Democrática do Congo.
No ano passado, o porto inaugurou um novo estaleiro frigorífico de exportação, com o objectivo de aumentar a capacidade de manuseamento de carga refrigerada, tanto para exportação como para importação. A iniciativa visava responder à crescente procura por transporte de mercadorias que requer controlo rigoroso de temperatura, especialmente frutas cítricas e frutos do mar, dois dos principais produtos exportados pelo corredor da Beira.
Nos primeiros sete meses de 2024, o terminal de carga geral do Porto da Beira registou um aumento global de 24% em relação ao mesmo período de 2023. O terminal de contentores também apresentou um crescimento robusto de 40%, manuseando 226 mil contentores em comparação. O Zimbabué continua a ser o maior utilizador do Porto da Beira para exportações, com produtos como crómio, lítio, petalite e tabaco.