A Citroën revelou o novo C5 Aircross, um SUV que evolui a partir da nova plataforma STLA Medium (a mesma do Peugeot 3008 e do Opel Grandland). Esta segunda geração do SUV funciona como referência da marca francesa e segue grande parte das linhas do concept apresentado no Salão de Munique no ano passado, mantendo também a silhueta quadrada do modelo antecessor, embora com maior foco na aerodinâmica com vista a melhorar a eficiência.
O novo C5 Aircross cresceu 150 mm em relação ao seu antecessor, situando-se agora nos 4652 mm. Mas mais importante do que isso é o aumento de 600 mm na distância entre eixos, o que beneficia sobretudo o espaço para as pernas na segunda fila. No interior, a Citroën fala mesmo do conceito C-Zen Lounge, no qual os ocupantes podem sentar-se como se estivessem na sala de estar.
De acordo com o site Auto Drive, o tablier também recebe influências do mobiliário de uma sala, com aplicações em tecido ao estilo dos sofás, que podem ser em cores mais leves ou mais escuras. Além disso, há luz ambiente em oito cores à escolha. Por sua vez, no centro do tablier o ecrã táctil de efeito flutuante é o maior de sempre num carro da Stellantis, segundo o fabricante, embora ainda não seja referido o tamanho. Este substitui grande parte dos comandos físicos e os comandos da climatização, sendo totalmente personalizável.
O painel de instrumentos digital de dez polegadas é de série e tem uma função “mirror screen”. Além disso, existe um assistente de voz chamado “Hello Citroën” que ajuda a controlar algumas das funções do carro. Entretanto, os bancos Advanced Comfort foram actualizados com reforços na zona lombar e na superior, com o objectivo de “encaixar” melhor os ocupantes. As bolsas laterais dos bancos são também ajustáveis eletricamente. Atrás, os passageiros têm mais 51 mm de espaço para as pernas e 68 mm de espaço para a cabeça do que anteriormente, para além de poderem reclinar os bancos entre 21 ºC e 33 ºC. Existe também um porta-copos na consola central e tomadas USB-C. A bagageira tem uma capacidade de 651 litros, que pode ser aumentada para 1668 litros quando a segunda fila é rebatida. Na versão eléctrica, existe uma “frunk” com 75 litros adicionais, para arrumar os cabos de carregamento.
O C5 Aircross é proposto no lançamento com duas versões híbridas: uma “mild hybrid” de 48V baseada num motor a gasolina 1.2 de três cilindros que funciona com um motor eléctrico na caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, com um total de 145 cv; e outro PHEV que utiliza um motor a gasolina 1.6 de quatro cilindros e um motor eléctrico para 196 cv de potência acumulada, com uma bateria de 21 kWh que garante uma autonomia eléctrica até 85 km.
Em estreia está ainda uma versão 100% eléctrica com motores de 210 ou 230 cv no eixo dianteiro, com um pack de baterias de 73 ou 97 kWh de capacidade que permite uma autonomia até 520 ou 680 km, respectivamente. A Citroën diz que o carro traz ainda uma versão mais avançada da Advanced Comfort Suspension, com batentes hidráulicos, prometendo mais conforto. As primeiras entregas serão efectuadas na segunda metade deste ano.




