A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou, nesta terça-feira (29), seu primeiro aplicativo de assistente com Inteligência Artificial (IA), para concorrer com o ChatGPT.
O aplicativo Meta AI foi apresentado pelo CEO Mark Zuckerberg num vídeo no Instagram e já está disponível nas lojas de aplicativos dos Estados Unidos. De acordo com a empresa, ainda não há previsão de lançamento noutros países.
Segundo o portal G1, além de responder às necessidades dos utilizadores, o aplicativo também permitirá que os mesmos criem e partilhem os seus posts com IA, assim como acontece nas outras redes sociais do grupo.
“Mil milhões de pessoas já utilizam a Inteligência Artificial da Meta através dos nossos aplicativos”, afirmou Zuckerberg, convidando as pessoas a testar a ‘nova aplicação autónoma’ Meta AI.
De acordo com o CEO, a aplicação foi projectada “para ser a sua Inteligência Artificial pessoal” e deverá funcionar principalmente através de comandos de voz, com interacções adaptadas a cada utilizador.
“Esta expansão está a acontecer gradualmente. Estamos a ter uma abordagem cuidadosa em cada região para garantir a melhor experiência para os utilizadores.”
O lançamento do Meta AI surge numa altura em que a Open AI lidera o mercado dos assistentes de IA generativa com o ChatGPT, que recebe actualizações frequentes.
“Começaremos de forma muito básica, com apenas um pouco de contexto sobre os seus interesses”, acrescentou o CEO. “Mas, com o tempo, poderá deixar que a Meta AI aprenda muito mais sobre si e sobre as pessoas de quem gosta através das nossas aplicações.”
Segundo a companhia, o novo aplicativo também substitui a Meta View, que era utilizado para configurar os óculos inteligentes Ray-Ban Meta e integrava as conversas entre os óculos, a aplicação móvel e as interfaces de desktop.
“Estamos a trabalhar para levar o Meta AI e funcionalidades como a multimodalidade, a voz e a personalização a mais pessoas em todo o mundo, mas actualmente ainda não temos novidades para partilhar sobre o calendário”, diz a empresa. “Esta expansão está a acontecer gradualmente. Estamos a ter uma abordagem cuidadosa em cada região para garantir a melhor experiência para os utilizadores.”