A Hyundai acaba de apresentar o seu SUV Nexo de segunda geração, movido a hidrogénio. Tem 700 km de autonomia com apenas cinco minutos de carregamento.
O Nexo apareceu em 2018, mas renasce agora com um estilo totalmente novo. Segundo o portal Zap Aeiou, as grandes novidades são a maior autonomia e a capacidade de reboque – uma estreia na categoria de veículos eléctricos de célula de combustível (FCEV).
Visualmente, de acordo com o site 4gnews, o novo Nexo adopta a linguagem de design “Art of Steel” da Hyundai, inspirada nas formas naturais e na robustez do aço. O exterior apresenta linhas mais marcadas e uma postura sólida, destacando-se as novas luzes “HTWO” na dianteira, com um padrão de quatro pontos que o identifica como um Hyundai moderno. No interior, a marca focou-se em aumentar o espaço e o conforto.
O Nexo cresceu em comprimento, largura e altura, o que se traduz em mais espaço para os passageiros, especialmente nos bancos traseiros (com mais área para pernas, cabeça e ombros, bancos ventilados e maior ângulo de reclinação). A bagageira também aumentou, atingindo agora 993 litros de capacidade máxima.
O ambiente a bordo foi redesenhado com um conceito de “espaço mobilado”, com materiais de alta qualidade e sustentáveis (couro e plásticos de base biológica ou reciclados), um painel de instrumentos dominado por um ecrã curvo, espelhos laterais digitais integrados e uma consola central tipo ilha, com bastante arrumação. Os bancos dianteiros são do tipo “Premium Relaxation” com apoio para as pernas.



A tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio foi optimizada nesta segunda geração. A potência total do sistema aumentou consideravelmente, passando de 135 kW para 190 kW. Isto foi conseguido através de melhorias na própria pilha de combustível (agora com 110 kW), no sistema de electrónica de potência e na bateria de apoio (que duplicou para 80 kW).
Vai dos zero aos 100 km/h em 7,8 segundos
Como resultado, a aceleração dos zero aos 100 km/h melhorou para 7,8 segundos (antes eram 9,2s). A capacidade de armazenamento de hidrogénio também foi aumentada para 6,69 kg (antes 6,33 kg).
O novo Nexo vem recheado de tecnologia de última geração. O sistema de infotainment utiliza um duplo ecrã curvo (instrumentação e central, ambos de 12,3 polegadas), suporta actualizações remotas e integra um assistente de voz com Inteligência Artificial generativa para respostas mais dinâmicas. Conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, um sistema de som da Bang & Olufsen, Head-Up Display de 12 polegadas e um carregador duplo sem fios para smartphones na consola central.
O SUV, segundo o 4gnews, promete funcionalidades como a chave digital via smartphone/watch, autenticação por impressão digital (para ligar o carro e fazer pagamentos), câmara de gravação integrada, espelhos retrovisores digitais (central e laterais opcionais) e a função Vehicle-to-Load (V2L). Esta permite alimentar aparelhos externos directamente a partir do carro.
A segurança foi outra área de foco. A Hyundai reforçou a estrutura do Nexo com aços de maior resistência e equipou-o com até nove airbags. A lista de sistemas avançados de assistência ao condutor é extensa, incluindo as versões mais recentes de travagem autónoma de emergência, assistência à manutenção e acompanhamento de faixa, cruise control inteligente baseado em navegação, assistência à condução em autoestrada, monitorização de ângulo morto (BVM e BCA), assistência remota inteligente ao estacionamento ou câmaras de visão 360º.
O novo Hyundai Nexo tem previsto o início da comercialização nos mercados globais no final deste ano de 2025.