O petróleo segue esta sexta-feira (25) em alta ligeira, acompanhando o alívio do mercado de acções, numa altura em que a China parece estar a avaliar a suspensão de algumas tarifas a produtos norte-americanos.
O West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os Estados Unidos da América (EUA) – avança nesta manhã 0,10% para os 62,85 dólares por barril. Já o Brent – de referência para o continente europeu – segue a valorizar 0,03% para os 66,57 dólares por barril.
Várias empresas tecnológicas chinesas que importam chips dos EUA foram informadas de que certos produtos relacionados com semicondutores e circuitos integrados estão isentos das taxas impostas por Pequim sobre bens norte-americanos, segundo avançou esta sexta-feira o jornal Cailian.
Além disso, a agência Bloomberg noticiou que Pequim está a considerar suspender as tarifas a outros produtos, incluindo químicos como o etanol e equipamentos médicos, o que representaria um abrandamento na guerra comercial desencadeada por Trump no início do mês.
O petróleo tem estado em queda este mês, pressionado por receios de que um golpe à economia chinesa se traduza numa descida da procura por crude, já que a China é o maior comprador mundial desta matéria-prima
A Organização de Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) veio agravar o sentimento, ao acelerar a produção, gerando receios de excesso de petróleo no mercado.