A South African Airways (SAA) – principal companhia aérea sul-africana – pretende aumentar a sua frota de 20 para 50 aeronaves nos próximos três anos, à medida que passa da recuperação para o crescimento e aprofunda a sua presença regional, de acordo com o CEO, John Lamola.
“A SAA deixou de ser um recomeço. Estamos a reposicionar e a reconstruir a companhia aérea para sobreviver sozinha, juntamente com os nossos parceiros estratégicos. Temos um plano empresarial de cinco anos para renovar e modernizar a nossa frota e elevar a experiência dos nossos clientes com base na nossa singularidade africana. O objectivo é ter 50 aviões nos próximos três anos. Actualmente, temos 20 e estamos a expandir-nos cuidadosamente”, afirmou Lamola num evento com parceiros do sector das viagens e da carga em Lagos, na Nigéria.
A companhia aérea está também a consolidar a sua rede de rotas, aumentando as frequências e dando prioridade aos principais mercados: “Lagos não é apenas uma peça na nossa rede, mas uma rota muito estratégica”, declarou o responsável, referindo que os voos diários para o centro comercial da Nigéria estão previstos para Março de 2026, segundo os jornais nigerianos The Sun e The Guardian.
Estão também em preparação planos para ligar directamente a África Ocidental à Cidade do Cabo (África do Sul), em resposta à procura do mercado: “O futuro que se avizinha é de cooperação e parceria”, acrescentou Lamola.
Durante uma anterior exposição itinerante de viagens ao Gana, Lamola revelou planos para voos de quinta liberdade da Cidade do Cabo via Accra, capital do Gana, e para os Estados Unidos da América até ao final de 2026, como parte da estratégia de expansão da SAA na África Ocidental.
Os voos da quinta liberdade são aqueles em que uma companhia aérea de um país pode transportar passageiros entre dois outros países, desde que o voo comece ou termine no país de origem.
Após 17 meses de administração, a SAA saiu da situação de emergência a 30 de Abril de 2021, com uma frota de seis aeronaves, que aumentou para 20 em Janeiro de 2025. A frota actual é composta por 12 aviões A320-200 alugados e mais um a ser entregue; dois A330-300 alugados e mais dois a serem entregues; e dois A340-300 detidos pela empresa. A empresa aluga um B737-300 da Cobra Aviation e dois B737-800 da SunExpress.
Fonte: Ch-Aviation