Ao longo dos últimos anos, a McMurtry Automotive, empresa automobilística britânica que se especializa em carros de corrida eléctricos e de alta performance, tem vindo a “virar cabeças” ao contrário, com o seu Spéirling Pure VP1.
Mas, até agora, era só metaforicamente. Isto porque o supercarro tem batido sucessivos recordes nas pistas mais cobiçadas do mundo.
Como começa por enumerar a revista New Atlas, neste mês de Abril, o Spéirling Pure VP1 bateu o recorde na pista de testes Top Gear com um tempo de volta de 55,9 segundos – 3,1 segundos mais rápido do que um Renault R24 F1.
- Em Agosto de 2024, bateu o recorde de EV em Laguna Seca por quase seis segundos e meio com 1:18.413.
- Em Junho de 2024, bateu o carro de não-Fórmula 1 mais rápido (por 14,1 segundos) a efectuar uma volta em Hockenheimring com uma volta de 1:24,43.
- Em Abril de 2024, conseguiu mais de quatro segundos mais rápido do que o anterior recorde de volta de um carro de Fórmula 3 no Circuito de Castle Combe.
E agora… de “cabeça para baixo”
Para pôr à prova o Spéirling Pure VP1, a equipa da McMurtry construiu um equipamento rotativo, para o fazer andar de “cabeça para baixo”.
E como? O Spéirling entra nesse equipamento, ‘pára’ completamente e a máquina roda, virando o carro de “cabeça para baixo”. O responsável por pilotar o veículo nesse momento foi Thomas Yates, co-fundador e director-executivo da McMurtry Automotive, que reconheceu a experiência como fora do comum. “Os 2000 kg de downforce (uma pressão aerodinâmica responsável por “empurrar” o carro para baixo, aumentando a sua aderência ao solo) gerados pelo sistema de ventilação são verdadeiramente impressionantes, e é incrível mostrar o motivo pelo qual a Spéirling continua a bater recordes mundo fora.”



Segundo o portal Mundo Contectado, o veículo é equipado com o sistema Downforce-on-Demand, podendo acelerar, frear e fazer curvas com aderência muito superior à dos concorrentes, mesmo em baixas velocidades ou parado.
Enquanto outros automóveis dependem de aerodinâmica em altas velocidades, o Spéirling cria a downforce instantaneamente, graças ao seu sistema de sucção inovador.
Sendo uma vantagem adicional deste modelo, o já mencionado Downforce-on-Demand fez toda a diferença, porque usa um sistema de ventiladores que cria sucção a qualquer velocidade. Portanto, para alcançar o resultado desejado, é como se os ventiladores “colassem” o carro no tecto como um vácuo.
Yates dirigiu o carro por uma rampa até uma plataforma giratória. Quando o piso rotacionou e inverteu completamente o veículo, foi gerado vácuo suficiente para mantê-lo preso, superando a força de gravidade. O piloto pôde então prosseguir normalmente, sem apoios externos.
Além deste diferencial, o protótipo Spéirling Pure VP1 acelera de zero a 100 km/h em somente 1,5 segundos, suportando curvas acima de 3G.
O protótipo usado desta vez está numa fase de validação que antecede o modelo de produção, estando limitado a somente 100 unidades. O seu visual, com uma pintura especial em preto fosco com detalhes de falcão em gloss, homenageia o primeiro carro da McMurtry, apresentado em Goodwood (2021).
A sua versão para clientes começará a ser entregue em 2026, com incrementos de bateria de 100 kWh.