Recentemente, a Kia apresentou o chamado Soundscapes, que transforma as paisagens em paisagens sonoras. Desenvolvido em colaboração com a agência de marketing Innocean, o projecto quer que os passageiros com deficiência visual tenham uma forma de aproveitar a experiência da viagem.
“Com o Kia Soundscapes, estamos a explorar como a tecnologia pode derrubar barreiras e ajudar-nos a criar um mundo mais inclusivo e acessível”, partilhou David Hilbert, director de Marketing da Kia Europe, citado pelo portal Sapo.
A mesma fonte destacou que, em indivíduos cegos, a música pode activar o córtex visual do cérebro, a parte normalmente utilizada para processar informações visuais.
Focada nesta percepção, a Kia desenvolveu um sistema de som para que cada elemento da paisagem circundante seja representado pela sua própria identidade sonora.
Assim sendo, elementos como árvores, montanhas, rochas e água foram todos traduzidos, utilizando sons criados em estúdio.
Os objectos são detectados pelos múltiplos sensores ADAS do veículo, com uma interface especial de Inteligência Artificial (IA) a criar uma banda sonora dinâmica que muda consoante o cenário.
Por exemplo, são utilizados instrumentos de sopro suaves para árvores e arbustos, e tons profundos e ressonantes para montanhas.
A par disso, o ritmo e o tom da composição variam consoante a velocidade do veículo.