O Governo vai investir cerca de 300 mil dólares (19 milhões de meticais) na aquisição e distribuição de quatro mil coletes salva-vidas destinados a operadores marítimos de transporte de passageiros e carga em todo o País, anunciou esta quarta-feira, 16 Abril, o Instituto de Transporte Marítimo (ITRANSMAR).
Segundo a agência Lusa, a medida enquadra-se nos esforços de reforço da segurança marítima e foi confirmada pelo presidente do ITRANSMAR, Unaite Mustafa, que sublinhou o compromisso do Governo com a protecção da vida humana no mar. “Esta acção do Governo vem complementar as actividades dos próprios operadores. Mesmo com os desafios que o País enfrenta, o Executivo presta atenção à segurança marítima”, afirmou, em nota enviada à agência Lusa.
Os coletes serão entregues de forma faseada até ao final do ano, abrangendo quase 150 operadores de transporte de passageiros e cargas em 34 zonas de travessia marítima, distribuídas por seis províncias nacionais.
Numa primeira fase, o ITRANSMAR prevê a entrega de 1600 coletes a operadores de embarcações de pequeno e médio porte, até ao final do mês corrente. Esta terça-feira (15), mais de 300 coletes foram já entregues às autoridades da província de Nampula, no Norte do País.
“Esta acção do Governo vem complementar as actividades dos próprios operadores. Mesmo com os desafios que o País enfrenta, o Executivo presta atenção à segurança marítima“
Esta acção surge em resposta a um número alarmante de acidentes marítimos registados no ano passado. Segundo dados do ITRANSMAR, 38 naufrágios provocaram a morte de 159 pessoas e resultaram no resgate de 109 sobreviventes em 2024.
O caso mais trágico ocorreu no dia 7 de Abril de 2024, na província de Nampula, quando uma embarcação de pesca, que saía do posto administrativo de Lunga, no distrito de Mossuril, com destino à Ilha de Moçambique, naufragou, causando a morte de 98 pessoas.
De acordo com Mustafa, a maioria dos acidentes envolveu embarcações de madeira e artesanais, frequentemente utilizadas sem o cumprimento das normas mínimas de segurança. O fornecimento dos coletes visa minimizar os riscos enfrentados pelos operadores e passageiros, incentivando uma cultura de prevenção no transporte marítimo nacional.